Search
Close this search box.
LogoLPPrincipal Colorido

fevereiro 5, 2025

Selecione o ano

Violência contra mulheres : Enquanto estivermos nas estatísticas, Haverá luta!

Nossa colunista Nathalia Ferreira divide conosco um breve olhar e números sobre a violência contra mulheres; e o feminismo como forma de luta e resistência a vida

A república não chegou para todos

Nossa colunista Rayssa Novaes traz na coluna de hoje uma reflexão a exclusão de grande parte da população em relação a nossa república!

Flores em vida!

Nossa colunista Suellen Andrews traz na coluna de hoje uma reflexão sobre flores e afeto!

Novembro Azul e Interseccionalidade

Na coluna do Letra de hoje nossa colunista Rafaele Ribeiro dialoga sobre o impacto da má qualidade do atendimento aos homens negros e homens trans negro , levando em consideração a interseccionalidade que, com seus marcadores sociais, geram impactos ainda mais negativos para a sua saúde.

Será que o Brasil é laico mesmo?

Na coluna do Letra de hoje, nossa colunista Trix faz sua estreia no Letra abordando um diálogo necessário sobre como os nossos corpos seguem sendo colonizados, e quem tem o direito de decidir sobre ele.

Educação Quilombola e suas Confluências: Saberes, Territórios e a Filosofia de Nêgo Bispo

Na coluna do Letra de hoje, nossa colunista Anelise Silveira Cardoso nos traz uma reflexão sobre a educação quilombola como prática de resistência, ancestralidade e valorização dos saberes tradicionais, inspirada nas ideias de Nêgo Bispo sobre contracolonização e na importância do território como espaço de aprendizagem e vida comunitária.

Novembro negro!

Novembro Negro chegou, e negritude entra na moda, todo mundo quer falar sobre r@cismo, mas será que esse ano esse discurso vai mudar? Na coluna do Letra de hoje, nossa colunista Suellen Andrews traz essa reflexão.

Bioética e conceitos de Saúde/doença: a mitologia contida nos Itans de Exu e Omulu num conceito decolonial

A coluna do letra de hoje traz um texto em dupla da nossa colunista Rafaele Ribeiro e Carolina da Silva sobre a reflexão do impacto da decolonialidade no proceso saúde e doenção contida nos itans de Exu e Omolu. Essa reflexão vem a partir de uma disciplina ofertada no programa de mestrado. Ter uma disciplina com essa temática na academia nos enche de esperança de quebra de paradigmas e um atendimento equanime e integral que valorize todas as culturas.

O que fica quando tudo passa?

Tivemos uma semana dura no Rio de Janeiro na última semana, emoções tomaram conta de toda uma população, de forma direta ou indireta. Na coluna do Letra de hoje, nossa colunista Milena Gabriele compartilha um pouco dos seus sentimentos, deixando a reflexão do que fica a partir de agora!