Search
Close this search box.
LogoLPPrincipal Colorido
Selecione o ano

Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça!

O mê de agosto acabou, mas com ele tivemos diversas datas com grande conteúdo afrocentrado. A nossa colunista Suellen Andrews nos convida a relembra-las para que nossos heróis não sejam esquecidos.

Justiça Climática e Letramento: Educação como Ferramenta de Transformação Social

Justiça climática também é justiça racial. Povos negros e periféricos estão na linha de frente dos impactos da crise climática e, ao mesmo tempo, são protagonistas na luta por um futuro sustentável e justo. Na coluna do Letra de hoje, nossa colunista Thaís Santana aborda o conceito de justiça climática e os benefícios do letramento para a população negra.

O combate ao racismo linguístico é inadiável

Mulata(o), encardido(a), cabelo bombril, cor do pecado... A coluna do Letra de hoje fala sobre os atravessamentos do racismo linguístico em nosso cotidiano e os impactos para quem sofre com esse tipo de violência. Nossa colunista Thainá aborda um pouco esse tema, que faz parte de sua pesquisa.

Não será um texto sobre Amizade

A coluna do Letra de hoje fala sobre atravessamentos, nosso colunista Lucas traz de maneira brilhante o quanto somos invadidos pelos pensamentos e como podemos ser livres pra mudar o objeto!

A aquilombagem crítica como método de reexistência

A coluna do Letra de hoje traz uma breve resenha critica do artigo intitulado Aquilombar, Verbo Intransitivo: Experimentações Dialogadas entre Clóvis Moura e Beatriz Nascimento em Aquilombagem Crítica, pela nossa colunista e membro do Instituto Isabella Vidal de Almeida.

A insistência de escrever: escritas, espelhos e compartilhamentos

A coluna do Letra de hoje traz um breve relato da nossa colunista Aline de Moura Rodrigues sobre a arte da escrita como um processo de autoconhecimento e o desafio de ver a si!

Falso empoderamento juvenil

Nem toda criança que parece madura está pronta. A adultização infantil retira o direito de viver a infância em sua plenitude . A coluna do Letra de hoje aborda um pouco desse conceito e os impactos dessa prática na vida das nossas crianças. É preciso olhar com cuidado e devolver o tempo de brincar.

Que Obaluaê nos proteja e nos mostre, com sua cura e sabedoria, os verdadeiros caminhos do que chamamos de aquilombamento.

Na coluna do Letra de hoje, trazemos uma apresentação especial sobre Omolu, o orixá da cura, guardião das passagens entre a vida e a morte. Conhecido por suas roupas de palha que cobrem as cicatrizes, Omolu nos ensina que da dor pode nascer força e que o silêncio também é caminho de sabedoria. Atotô Obaluayê!

“O dono da dor sabe quanto dói”: a relação entre Carolina Maria de Jesus e o “Quarto de Despejo”:

Na coluna do Letra de hoje, temos a estréia da nossa colunista Thaís Santana que traz uma abordagem sensacional sobre a origem do Hip Hop e como é possível que essa expressão afroamericana pode se encaixar no currículo escolar misturando arte e ciências.