Search
Close this search box.
LogoLPPrincipal Colorido
Selecione o ano

Formação Afrocentrada na Prática: Desafios no Setor Público

Atua no setor público? Inscreva-se (individual ou equipe) na nossa primeira formaçao do Letra presencial e confirme sua participação.

O Diálogos aparece no programa da TVE RS

Nosso projeto Diálogos pela Igualdade apareceu em reportagem do programa da TVE RS, nesse dia 15 de dezembro. Agradecemos a reportagem realizada pela jornalista Lisele Félix, trazendo um pouco sobre o nosso trabalho.

Violência contra mulheres : Enquanto estivermos nas estatísticas, Haverá luta!

Nossa colunista Nathalia Ferreira divide conosco um breve olhar e números sobre a violência contra mulheres; e o feminismo como forma de luta e resistência a vida

A república não chegou para todos

Nossa colunista Rayssa Novaes traz na coluna de hoje uma reflexão a exclusão de grande parte da população em relação a nossa república!

Flores em vida!

Nossa colunista Suellen Andrews traz na coluna de hoje uma reflexão sobre flores e afeto!

Novembro Azul e Interseccionalidade

Na coluna do Letra de hoje nossa colunista Rafaele Ribeiro dialoga sobre o impacto da má qualidade do atendimento aos homens negros e homens trans negro , levando em consideração a interseccionalidade que, com seus marcadores sociais, geram impactos ainda mais negativos para a sua saúde.

Será que o Brasil é laico mesmo?

Na coluna do Letra de hoje, nossa colunista Trix faz sua estreia no Letra abordando um diálogo necessário sobre como os nossos corpos seguem sendo colonizados, e quem tem o direito de decidir sobre ele.

Educação Quilombola e suas Confluências: Saberes, Territórios e a Filosofia de Nêgo Bispo

Na coluna do Letra de hoje, nossa colunista Anelise Silveira Cardoso nos traz uma reflexão sobre a educação quilombola como prática de resistência, ancestralidade e valorização dos saberes tradicionais, inspirada nas ideias de Nêgo Bispo sobre contracolonização e na importância do território como espaço de aprendizagem e vida comunitária.

Novembro negro!

Novembro Negro chegou, e negritude entra na moda, todo mundo quer falar sobre r@cismo, mas será que esse ano esse discurso vai mudar? Na coluna do Letra de hoje, nossa colunista Suellen Andrews traz essa reflexão.

Bioética e conceitos de Saúde/doença: a mitologia contida nos Itans de Exu e Omulu num conceito decolonial

A coluna do letra de hoje traz um texto em dupla da nossa colunista Rafaele Ribeiro e Carolina da Silva sobre a reflexão do impacto da decolonialidade no proceso saúde e doenção contida nos itans de Exu e Omolu. Essa reflexão vem a partir de uma disciplina ofertada no programa de mestrado. Ter uma disciplina com essa temática na academia nos enche de esperança de quebra de paradigmas e um atendimento equanime e integral que valorize todas as culturas.

O que fica quando tudo passa?

Tivemos uma semana dura no Rio de Janeiro na última semana, emoções tomaram conta de toda uma população, de forma direta ou indireta. Na coluna do Letra de hoje, nossa colunista Milena Gabriele compartilha um pouco dos seus sentimentos, deixando a reflexão do que fica a partir de agora!

28 de outubro de 2025: necropolítica e o genocídio nas favelas do Rio de Janeiro.

A biopolítica se revela quando a morte é naturalizada como solução. Dizer “bandido bom é bandido morto” é aceitar que o poder escolha quem merece viver. Isso não é justiça — é necropolítica. Nossa colunista Thaís Santana traz na coluna de hoje um diálogo critico. Quando a morte do outro vira aplauso, o poder já venceu. A biopolítica transforma corpos em alvos e vidas em números. Resistir é afirmar que toda vida importa. E ainda há quem diga "eu fui da favela e venci", o acesso é equânime?!

Quando nada é seguro, tudo é possível!

“O que arde cura o que aperta segura! Ouvia da mãe que ouvia da tia. E sigo com meus mertiolate que não mais arde. Então troco por água de coco, couve, fígado, pra equilibrar, x1x1 de Sereia, sacolé, e umas Mimosas pra relaxar.” Quantos relatos de escre/sobre(vivências) precisaremos ler para tudo mudar? Nesse espírito, te convidamos a ler o texto de nossa prof e colunista do Letra, Mychelle Dantas.

Medo ou Respeito: A Delicadeza de Criar um Filho

Falamos muito sobre como a vida e cotidiano é muito duro para as pessoas negras que recebem diversas formas de racismo cotidiano. Porém pouco ainda encontra-se o relato de homens que mesmo passando por isso, buscam trazer novos futuros para os seus filhos através do exemplo. Com isso, convidamos você a vir a ler o texto de Lucas Maciel, sobre sua experiência ligada a paternidade e os desafios que ele enfrenta no cotidiano para isso.

O boneco feito de água

Hoje nosso/a/e membro/a/e anônimo/a/e Esfinge compartilha conosco, de forma poética, o seu processo de processo de transformação, que muitas vezes é o nosso! Logo falamos aqui do nosso processo de resiliência e autoconhecimento para nossa adaptação nessa comunida tão cheia de paradigmas.

Os assass*n@s de Zora

"A cada escolha, uma palpitação. O que haveria de errado? Como pode alguém ter duas sombras? Mas nos corredores do labirinto da fome, ela tinha sempre mais de uma." Escre(viver) para (r)existir é que nos move. Por isso, te convidamos a ler esse texto da nossa membro e prof Aline de Moura Rodrigues.

A Fundação da Frente Negra Brasileira

A Frente Negra Brasileira nasceu em 16 de setembro de 1931, em São Paulo, para organizar a luta do povo negro por direitos, educação e dignidade, uma história potente que quase não aparece nos livros e pouco é narrada em espaços educativos. Vem conferir esse texto escrito pela Rafaele Ribeiro, para conhecer um pouco da história.

A idade do sucesso… É a idade que você escolher!

Sonham com uma pessoa negra no topo e nos dizem ser pessoas aliadas até que alguém padeça, exausta/o, diante de vocês. Quantas pessoas aliadas realmente sustentam o apoio quando não há um outdoor te parabenizando? Aos irmãos e irmãs negras, fica a nossa mensagem: a idade do sucesso será sempre a idade que você escolher! Na coluna de hoje, divulgamos o texto de escrevivência da nossa colunista Suellen Andrews. Vem conferir!

No Brasil, país em que uma mulher é morta a cada 4 horas, ainda há dúvidas de que precisamos ter uma ministra negra no STF?

Somamos nossas vozes e clamor para a escolha de uma Ministra Negra para o STF. No texto de hoje, destacamos escrita de nossa fundadora e colunista do Instituto, Gabi Rabello, que escreveu carta não publicada em decisão anterior do presidente Lula, que no momento encontra-se somente com 1 ministra representante do STF mulher.

Críticas?! A quem realmente interessa!

Na coluna do Letra de hoje, nossa colunista Suellen Andrews aborda um pouco sobre as repercussões do último show de Iza, ligando críticas que vão além do que se diz do profissional da cantora, mostrando que precisamos romper com a aprovação de quem critica mais no fim querem ter a coragem de ser quem somos.

escritoras que dançam

Na coluna do Letra de hoje, nossa colunista My Dantas traz uma reflexão acerca do lugar do copo negro na sociedade, sobretudo de mulheres e quem dita o nosso lugar nos espaços!

Revolta dos Malês

Essa semana foi lançado o filme Malês, um longa muito esperado por muitos que esperam ver nossa história sendo contada para o mundo. Nossa colunista Rafaele Ribeiro nos traz a história dessa batalha tão importante e tão esquecida.

Salve Ibeji!

Na semana de Ibeji, no sincretismo Cosme Damião, nossa colunista Suellen Andrews faz uma relação entre a influência de Ibeji, através de seu itan sobre a importância da Lei 10.639/03 na educação básica.

O suicídio do homem negro: um problema invisibilizado

Para finalizar o setembro amarelo, nossa colunista Rafaele Ribeiro traz um assunto tão invisibilisado, mas que vem causando tanto impacto na saúde na população de homens negros.

Terapia é coisa de doido!

O estigma com relação à impotância da terapia, muitas vezes, afasta a população dessa prática de cuidado. Na coluna do Letra de hoje, nossa colunista Suellen Andrews compartilha conosco a sua vivência, evidenciando o quão importante é o cuidado com nossa saúde mental.

Entre Vencedores e Invisíveis: Quem Escreve a Nossa História?

A nossa colunista Anelise Silveira Cardoso traz, hoje, uma reflexão sobre a dicotomia entre os que alcançam o sucesso e os que são marginalizados, ou à ideia de que a história é frequentemente contada pelos vencedores, omitindo ou invisibilizando a perspectiva dos vencidos.

O que é ser Pessoa Negra com Deficiência no Brasil

Dia 21 de setembro celebra-se o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência. Nesse contexto, nossa colunista Rafaele Ribeiro traz um diálogo sobre ser Pessoa Negra com Deficiência no Brasil.

Sonho Adolescente

Escreviver é um ato de se fazer lembrar de momentos que nos marcam durante a vida. Por isso, convidamos você a ler esse texto de nossa/e/o colega Esfinge, que a cada verso, nos lembra os bons motivos de ainda resistir.

Vida além do trabalho: A escravidão nos assombra novamente

A escala 6x1 não é só sobre trabalho: é sobre exploração, saúde mental negligenciada e um reflexo da escravidão moderna. A nossa colunista Suellen Andrews aborda a temátca nos lembrando que pessoas negras seguem sendo maioria nos setores mais afetados, com menos salário e mais jornadas exaustivas. É hora de lutar por #VidaAlémDoTrabalho e pelo direito ao descanso, ao bem-viver e à dignidade.

COMENTÁRIO CRÍTICO SOBRE A TESE DE DOUTORADO DE SUELI CARNEIRO

Na coluna do Letra de hoje a nossa colunista Isabella Vidal traz uma análise crítica da tese de doutorado de Sueli Carneiro. Análises críticas podem ser um importante instrumento de apoio na construção de conhecimento.