Search
Close this search box.
LogoLPPrincipal Colorido

Projetos Externos

Objetivos atingidos para 2025 44%
Sentinelas nas escolas

O Sentinela nas Escolas é um projeto do Letra que oferece apoio direto a famílias e comunidades escolares diante de situações de racismo nas escolas. Atuamos por meio de pílulas de conhecimento nas redes sociais e da construção de protocolos regionais, adaptados às realidades locais onde o Letra atua. Mais do que transmitir teoria, compartilhamos práticas planejadas que ajudam professores, pais e cidadãos a aprofundarem suas ações cotidianas de educação antirracista. Além disso, estruturamos redes de pais sentinelas, mobilizando famílias e sociedade civil para atuarem junto às escolas na promoção de práticas pedagógicas antirracistas. O projeto integra escuta, ação e articulação comunitária para fortalecer uma educação mais justa, diversa e comprometida com a equidade racial.

Objetivos atingidos para 2025 65%
Diálogos Pela Igualdade: Rodas de conversa em Escolas Públicas

O “Diálogos Pela Igualdade” é um projeto do Instituto LetraPreta de retorno de nossos membros a nossa base e inspiração. Temos como objetivo promover a igualdade racial e combater o racismo através de palestras e seminários educativos em escolas públicas. Este projeto busca criar espaços de diálogo e reflexão nas escolas, oferecendo aos estudantes e educadores conhecimentos e ferramentas para entender e agir contra as desigualdades raciais. Até o momento, já realizamos 12 visitas em Escolas Públicas; impactamos diretamente 183 Professores e 1.240 Pessoas. 

Objetivos atingidos para 2025 59%
Podcast Nossa Letra!

Nossa Letra é um podcast que busca promover a equidade racial através da educação e do diálogo, celebrando a cultura negra e incentivando a luta por um futuro mais justo e igualitário para todas as pessoas. Nossos objetivos gerais são desmistificar conceitos relacionados ao racismo e à desigualdade racial; fortalecer a identidade negra e promover o orgulho racial; incentivar a produção de conteúdo sobre cultura negra e afro-brasileira; e criar uma comunidade engajada na luta por justiça racial. Até o momento, já temos 3 episódios lançados – abordando temas como representatividade, desafios da educação e construção de identidades. 5 episódios já gravados – aguardando lançamento, com discussões inéditas e potentes sobre vivências negras e inclusão.

Para saber mais visite o Nossa Letra pelo Spotify

Objetivos atingidos para 2025 40%
Hub de pesquisadores Raízes do Saber

O Raízes do Saber é um projeto que busca transformar a realidade da academia brasileira , promovendo maior inclusão de pessoas negras. O Hub Raízes do Saber fornece mentorias individuais e coletivas , capacitação e acesso a uma rede de apoio que permite a construção de conhecimento dentro e fora da academia. Além disso, abrimos caminhos para discussões aprofundadas por meio do Clube do Livro ILP , um espaço seguro para compartilhar leituras e reflexões sobre letramento racial crítico e suas interseccionalidades. Perfil das mentorad@s do Hub Raízes: 93% Pessoas Negras; 73% Mulheres; 53,3 % Pessoas LGBTQIAPN+ e 53,3% Egressos do Ensino Público. Já tivemos a aprovação de 2 pessoas participantes do projeto. 

Objetivos e parcerias para o projetos atingidos em 2025 30%
Potência Preta : programa de mentorias do Letra

O projeto Potência Preta é um programa de mentoria voltado para o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens. Com encontros quinzenais ao longo de seis meses, a iniciativa promove aprendizado interativo, troca intergeracional e a construção de projetos de vida, incentivando cada participante a fortalecer sua autonomia e ampliar sua consciência cidadã. Além de oferecer capacitação, a Potência Preta é um verdadeiro movimento de representatividade e transformação social, criando oportunidades concretas para a construção de um futuro mais justo e inclusivo. 

Objetivos atingidos para 2025 60%
Advocacy na prática

No Letra, acreditamos que transformar estruturas exige ação coletiva e incidência política. Por isso, nosso advocacy se traduz em ações concretas. Em 2025, apoiamos a Prefeitura de Belo Horizonte e a OAB de Minas Gerais, junto com nossos parceiros do Selo Unificado Akoma Ntoso, na campanha “Carnaval Sem Preconceito”. Propusemos sugestões para um Plano Nacional de Educação (PNE) antirracista, com base nas vivências de educadoras e nossas comunidades inserindo a pauta climática e de dados interseccionais na pauta. Ainda, estamos realizando atividades preparatórias para a Marcha das Mulheres Negras, mobilizando vozes, corpos e saberes de todo o país. Além disso, fazemos parte da rede de ativistas da Anistia Internacional, atuando pela garantia dos direitos humanos e na defesa de populações historicamente marginalizadas. Nosso advocacy é construído com estratégia, afeto e coragem.

Objetivos e parcerias para o projetos atingidos em 2025 10%
Gt do Clima

O projeto “Gt do Clima” é o grupo de trabalho de nossos pesquisadores e ativistas especialistas no tema de letramento climático e racismo ambiental. Com isso, visamos atuar em parcerias com outras ONGs que trabalhem com o tema do Clima, para conseguir estabelecer cursos, apoio a comunidades e lideranças nesse suporte. 

 

Objetivos atingidos para 2025 50%
Educação sem fronteiras

O projeto Educação sem Fronteiras foca na criação e distribuição de cartilhas pedagógicas destinadas a educadores comprometidos com a prática antirracista. As cartilhas são desenvolvidas com o objetivo de fornecer recursos educativos, estratégias didáticas e conteúdos curriculares que apoiam a implementação de uma educação verdadeiramente inclusiva e representativa. Até o momento, já temos 1 e-book lançado e 5 em produção.

Objetivos para o projetos atingidos em 2025 76%
Afroletramento nas Redes Sociais

O projeto tem como objetivo promover a acessibilidade do tema de letramento racial por meio das redes sociais, com destaque para o Instagram e a distribuição de livros físicos de maneiras gratuitas. A iniciativa busca conscientizar o público sobre o tema de educação antirracista, promovendo a valorização da cultura negra, a desconstrução de preconceitos e o fortalecimento da identidade afrobrasileira. Com estratégias que incluem conteúdos pedagógicos, interativos, depoimentos, lives, e colaborações com especialistas, o projeto visa ampliar o alcance do tema de educação afrocentrada, fortalecer o engajamento comunitário e inspirar mudanças sociais positivas através do ambiente digital.

Objetivos atingidos para 2025 76%
Aulões Gratuitos para o ENEM

O projeto de aulões visa oferecer aulas intensivas e gratuitas para estudantes que irão prestar o ENEM, abordando conteúdos-chave de forma acessível e com um olhar antirracista, ampliando as chances de ingresso no ensino superior. Nosso público são estudantes do ensino médio, especialmente jovens negro/a/es e da periferia, que buscam reforço na preparação para o ENEM. Nosso formato são a partir de aulas online com professores especialistas nas disciplinas do exame. Este projeto visa realizar o primeiro aulão gratuito no mês de março.