Search
Close this search box.

RAIO DE LUZ

Créditos: Foto de Amanda Perobelli, por CNN Brasil. 

Reconstrução… é o que as vítimas da tragédia climática do Rio Grande Sul precisarão enfrentar. Além de perderem os seus lares, bens materiais, entes queridos e familiares, ainda precisarão lidar com inúmeras consequências futuras.

Eventos traumáticos como esse, podem desencadear uma série de agravos à saúde mental e consequentemente a saúde física também. A perda de praticamente tudo construído ao longo da vida, somada aos momentos de pânico, trauma e de vulnerabilidade vividos, estimulam sentimentos de dor, medo, tristeza, angústia e, em casos mais graves, até mesmo a depressão.

Esse é um momento delicado que exige acima de tudo respeito e sensibilidade. A população atingida necessita não só de recursos essenciais para sua sobrevivência, mas também de cuidado e amparo psicológico para que possam suportar essa tragédia.

Geralmente, quando a chuva passa, o sol é o esperado, mas nesse caso o que restou foi uma realidade repleta de danos e traumas. Familias precisam tirar uma quantidade grande de lodo de suas casas, antes que o mesmo seque e ainda lidar com toques de alerta, pois o período das chuvas ainda não terminou. Portanto, cada ajuda é um raio de luz na vida de quem viu tudo ao seu redor ser arrastado e levado pelas enchentes.

Deixar para trás todas as diferenças e unirmos forças diante dessa situação, é mostrar que somos muito mais do que aquilo que construímos ao longo da vida, mais do que classes sociais, do que raças, gêneros e sexualidade, somos humanos.

Ser voluntário é uma das formas de criar essa rede de apoio e suporte. A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), oferece ajuda por meio de especialistas na área da saúde mental através do link: https://lp.simers.org.br/medicos-voluntarios.

A Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre também está disponibilizando serviço de atendimento on-line para as vítimas e para os profissionais envolvidos nos resgates. O contato pode ser feito através do número (51) 99113-5950.

Pelo site da Secretaria de Comunicação do Rio Grande do Sul é possível consultar várias formas de doar valores e tudo que possa ser útil e esteja em bom estado. Acesse https://sosenchentes.rs.gov.br/inicial e faça parte dessa reconstrução.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-05/tragedia-climatica-afeta-saude-mental-de-profissionais-e-voluntarios 

 

Por Jade Reis
Responsável pelo blog do Instituto 

Licença Creative Commons CC BY-NC-ND 4.0: O conteúdo do blog pode ser reproduzido sob as condições estabelecidas pela Licença Creative Commons CC BY-NC-ND 4.0. Esta licença permite que o material seja copiado e redistribuído apenas se for garantida a atribuição aos autores de cada conteúdo reproduzido, bem ao blog do Instituto LetraPreta. A utilização desta licença só é possível para uso não comercial, sem qualquer tipo de modificação. Os termos da licença podem ser consultados em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PESQUISAR NO BLOG
Em destaque
Compartilhe nas redes sociais
Facebook
Pinterest
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Email